Ao adotar estratégias no mercado, é preciso saber como criar personas. Elas são personagens semifictícios que representam os clientes de uma empresa. Dessa maneira, as medidas adotadas pelo negócio serão direcionadas a essa figura.

No entanto, para conseguir alcançar resultados satisfatórios, é fundamental entender mais sobre o conceito e como desenvolvê-lo de maneira adequada.

Para ajudar, preparamos este conteúdo completo explicando o que são personas e sua diferença para público-alvo, como criá-las e de que modo elas podem ser aplicadas em sua estratégia. Confira!

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Ao ver o conceito de persona, é comum se perguntar sobre o que diferencia essa figura do público-alvo. Embora eles tenham semelhanças, não são a mesma coisa.

Na verdade, o público-alvo se refere a um grupo de pessoas que apresentam características em comum. Assim, é comum que campanhas e anúncios sejam direcionados para determinado público amplo, considerando fatores mais genéricos.

Por outro lado, a persona se refere a um personagem específico, considerando uma definição específica, hábitos de consumo, dificuldades, objetivos e outros detalhes.

Para entender melhor as diferenças, veja esses exemplos:

  • público-alvo: adultos, entre 35 e 50 anos, moradores da Zona Sul de São Paulo. A renda familiar é entre R$ 10.000 e R$ 20.000. Fazem compras de alimentos, produtos para casa e itens de higiene pessoal.
  • persona: Maria, 40 anos, casada e mãe de 2 filhos adolescentes. Faz compras todas as semanas e sempre observa o custo-benefício dos produtos, buscando qualidade e preços acessíveis. Utiliza a internet para pesquisar produtos, preços e fazer compras dos alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal usados por toda a família.

Ou seja, a persona fará parte do seu público-alvo, mas ela traz mais detalhes — como se fosse uma pessoa real. Por outro lado, o público-alvo é genérico. Assim, a persona permite desenvolver uma comunicação mais próxima, estimulando o engajamento e permitindo buscar melhores resultados.

Como criar personas para a rede de varejo?

Não basta conhecer o conceito: você precisará saber como criar personas estratégias para que elas consigam auxiliar na busca de resultados mais positivos. A seguir, veja as principais dicas!

Definir quais as perguntas relevantes ao varejo

Para conseguir formular a persona do seu negócio, é importante fazer uma série de perguntas que formarão o perfil. Nesse caso, é preciso entender quais são as questões mais relevantes, considerando o modelo de varejo. Veja alguns exemplos:

  • idade;
  • profissão;
  • região onde mora;
  • renda mensal;
  • canais de informação;
  • canais de compra;
  • principais dores e dificuldades;
  • preferências de consumo;
  • o que não gosta em uma empresa;
  • o que valoriza em uma empresa.

Para ajudar, você pode pesquisar personas de outros negócios e ideias disponíveis na internet para entender quais dados podem formar esse personagem fictício. Assim, será possível determinar os dados que devem ser coletados e definidos para definir essa figura.

Fazer pesquisas com sua base de clientes

Para conseguir identificar todos os dados necessários para formar a sua persona, o ideal é fazer pesquisas a partir da base de dados dos seus clientes. Nesse caso, você pode responder as principais questões a partir das informações do seu cliente, a fim de formar o perfil ideal para direcionar as campanhas.

Contudo, caso o negócio ainda esteja nos primeiros passos ou não tenha dados coletados que permitam a análise, vale direcionar a pesquisa às pessoas interessadas no seu nicho.

Você pode enviar formulários e criar campanhas para coletar respostas, ajudando a ter dados suficientes para elaborar a estratégia de maneira mais efetiva.

Extrair e analisar os dados como auxílio de uma ferramenta

Outra dica importante é ter ferramentas adequadas para extrair e analisar todos os dados que ajudarão na definição da persona. Para tanto, um CRM com analytics pode ser a solução ideal.

Dessa forma, fica mais fácil reunir e avaliar todas as informações a fim de encontrar padrões e identificar a melhor maneira de criar a sua persona. Depois, monte a descrição completa, dê um nome a ela e comece a utilizá-la em suas estratégias.

Em quais práticas é possível aplicar as personas estratégicas?

Após criar a sua persona, podem surgir dúvidas sobre em quais situações é possível utilizá-la para buscar resultados mais positivos para o seu negócio. Confira as principais aplicações!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia cujo objetivo é atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Nesse caso, a persona ajuda a compreender melhor as dores, dificuldades, dúvidas e necessidades do leitor.

Na prática, a persona ajudará a identificar as pautas com temas mais interessantes, de acordo com o seu negócio. Assim, os materiais podem ser produzidos de maneira mais direcionada, ampliando as chances de alcançar os usuários nos momentos em que eles precisam e entregando as informações que eles procuram.

Anúncios de mídia paga

Os anúncios de mídia paga servem para ampliar o alcance das suas publicações ou divulgar ofertas e promoções. Eles exigem a definição de um público, com parâmetros para a entrega.

Nesse caso, a ferramenta deve ser configurada considerando o público-alvo. No entanto, a construção da mensagem, uso do tom de voz, gatilhos mentais e outras práticas devem ser pensadas para a sua persona.

Jornada de compras

A persona também pode ser utilizada para aprimorar a jornada de compra, visando adotar estratégias que melhorem a experiência dos clientes. No marketing de conteúdo, por exemplo, conhecer a persona pode ajudar a gerar conhecimentos relevantes para cada etapa desse trajeto.

Afinal, o conceito se relaciona com o funil de vendas — então considere em qual estágio da jornada a persona estará a ter contato com cada conteúdo ou campanha da sua empresa.

Atendimento

As equipes de atendimento ao cliente também podem utilizar as informações da persona para trabalhar as possíveis objeções e otimizar a abordagem de vendas. Do mesmo modo, os dados podem ser relevantes em um processo de pós-vendas, tanto diante de reclamações como no envio de novas ofertas visando a recompra.

Como você viu, saber como criar personas de maneira estratégica é essencial para aprimorar os resultados das campanhas de marketing e vendas. Portanto, reveja os processos para desenvolver essa figura de cliente ideal e melhorar o desempenho do negócio.

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