Tem uma frase que diz que "o que é bonito, é para se mostrar" e, neste sentido, eu concordo totalmente.

Na semana passada estive em Hollywood, na Flórida, onde participei do evento da Fico World representando a Nuclea. Lá, me deparei com a apresentação de um caso de sucesso de uma instituição financeira. Confesso que fiquei fascinado com o caso em questão e, principalmente, em relação à capacidade de resiliência do líder deste projeto dentro de um renomado banco.

Afinal, todos nós sabemos que atualmente vivemos em um mundo de imediatismos, onde os resultados são os principais direcionadores de qualquer tese ou projeto, e não é fácil conseguir provar uma tese onde o período para apurar resultados não é tão curto. Nesse caso específico, foram 18 meses de projeto com retorno significativo.

Mas afinal, o que foi feito nesse caso?

O palestrante apresentou seu projeto que se baseia na tese de que a instituição financeira poderia ter uma dinâmica de preços, taxas e tarifas personalizados de acordo com o perfil de cada cliente, estratégia está denominada de hiper personalização.

Através de modelagem estatística com dados, como o custo de captação em tempo real, dados externos e outros dados de comportamento dos clientes, o projeto conseguiu mostrar (e provar a tese) de que a hiper personalização não é apenas algo para agradar o cliente, mas também para "não deixar dinheiro na mesa". Afinal, muitos clientes não se preocupam com o preço, eles simplesmente querem resolver seu problema e seguir em frente.

Os dados e a modelagem estatística, neste caso, são os melhores conselheiros para esse tipo de decisão! Para quem gosta de números, o KS do modelo ficou em 42% e o retorno absoluto do projeto ficou em um valor expressivo dentro de um período de 18 meses.

Mas nada disso aconteceria se a empresa não acreditasse na tese e não aguardasse o tempo necessário para que o projeto desses frutos, sem o imediatismo que normalmente faz parte do processo decisório!

Segundo o apresentador, a ideia é expandir para outros segmentos da instituição financeira e iniciar um processo de aprendizado de máquina! Fantástico!

Esse é um belo exemplo de como a hiper personalização pode alavancar os resultados de uma empresa. A IZIO oferece uma plataforma de análise de dados e modelagem estatística que é fundamental quando se trata de trabalhos com hiper personalização, como foi feito nesse caso.

Podemos fazer uma conexão com os serviços que a IZIO oferece. Por exemplo, a IZIO tem uma plataforma de análise de dados e modelagem estatística que pode ser utilizada para implementar estratégias de hiper personalização, assim como foi feito nesse caso de sucesso. Além disso, a IZIO também oferece soluções de aprendizado de máquina, possibilitando a expansão dessas estratégias para outros segmentos e otimizando os resultados. Se sua empresa busca maximizar o potencial dos dados e tomar decisões mais assertivas, conheça os serviços da IZIO em: www.izio.com.br.

Christian Vincent

Sobre o autor

Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.