Quem trabalha com varejo sabe o quanto é importante aproveitar todas as oportunidades possíveis para vender mais. Por isso, mapear datas comemorativas e se planejar para explorar todo seu potencial faz parte de uma boa estratégia comercial.  

Assim, uma dica valiosa é definir seu calendário do varejo levando em consideração seu nicho de atuação e as preferências do seu público. Fazendo o planejamento anual fica mais fácil aproveitar boas oportunidades e criar campanhas promocionais eficientes para lucrar mais.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com algumas dicas muito legais para ajudar seu negócio a crescer cada vez mais. Confira!

Entenda a importância de pensar no calendário do varejo

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para garantir bons resultados nas vendas. Afinal, além das celebrações tradicionais como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados há muitas outras que podem ser exploradas para criar campanhas especiais para estimular o comportamento do consumidor.  

Essa é uma ótima forma de movimentar aqueles meses que o faturamento costuma cair e se preparar para épocas em que a procura é maior, ainda que seja por itens sazonais.

Confira algumas técnicas para aproveitar o calendário do varejo

Criar um calendário eficiente para o seu negócio vai depender da sua área de atuação e do perfil dos seus clientes. E é exatamente por isso que você deve pensar nisso com calma e antecedência. Afinal, o que pode levar ótimos resultados para uma pessoa, não necessariamente vai funcionar com o seu shopper.

Veja algumas técnicas a seguir e não perca mais tempo!

Deixe o segmento da sua empresa em evidência

O primeiro passo para vender mais com o calendário do varejo é entender quais datas comemorativas são realmente significativa para seu segmento. Enquanto alguns nichos podem se beneficiar de todas as grandes datas, outros podem aproveitar melhor aquelas celebrações menos conhecidas, porém mais expressivas para aquele tipo de negócio.  

Nesse contexto, é interessante avaliar quais datas são realmente interessantes para seu empreendimento. Isso vai evitar que gaste recursos de forma ineficiente e vai melhorar o aproveitamento das campanhas.  

Se você tem uma loja de produtos masculinos, por exemplo, não adianta investir muito ou elaborar ações promocionais para o Dia das Mães ou no Dia Internacional da Mulher. Nesse caso, obviamente, o Dia dos Pais vai fazer muito mais sentido!

Realce o posicionamento da sua marca

Para que sua campanha seja bem sucedida, não adianta apenas divulgar as promoções. É necessário investir em comunicação e reforçar o posicionamento da sua marca naquele contexto. Assim, pensar em ações que criem expectativa e interação é uma forma de contribuir para melhorar o relacionamento com o cliente e garantir uma boa visibilidade.

Para isso, toda a campanha deve ser pensada com antecedência e deve estar alinhada com seus valores e a identidade da empresa. E não se esqueça do atendimento e da identidade visual. Preparar o ambiente para receber os clientes faz toda a diferença!

Conheça melhor o seu público

Outra dica valiosa na hora de planejar seu calendário do varejo é se atentar ao comportamento do consumidor que frequenta o seu estabelecimento comercial. Fique de olho no seu histórico de vendas e comece a mapear produtos, datas e situações que possam resultar em um maior número de vendas.

Fatores como faixa etária, poder aquisitivo e até mesmo habitualidade são extremamente relevantes para montar uma campanha promocional eficaz.

Crie planos de ação a médio e longo prazo

Planejar suas ações com antecedência é uma forma de garantir o sucesso da sua campanha. Isso vai permitir que o estoque esteja recheado com os itens certos, a equipe treinada e toda a identidade da visual preparada quando a data chegar.

Com isso, você vai gastar menos e proporcionar uma experiência muito melhor para o shopper. Afinal, o planejamento é uma parte essencial do varejo inteligente.  

Aproveite datas menos celebradas  

Além das grandes datas há muitas outras ocasiões que podem ser exploradas de acordo com seu segmento. Assim, pegue o calendário e dê atenção para dias que possam estar relacionados ao seu nicho.  

Se a sua atuação é no ramo de alimentos, datas como o Dia da Pizza e Dia do Hamburguer rendem ótimas campanhas. Para academias e segmentos relacionados à saúde o Dia da Água, Dia da Saúde e Dia do Educador Físico são ótimas opções, por exemplo.

São muitas as datas que muitas vezes não recebem atenção, mas podem atrair um movimento expressivo para o seu negócio, basta saber aproveitá-las.  

Crie projetos de fidelização  

Tão importante quanto captar novos clientes é reter aqueles que já conheceram sua empresa. Para realizar a fidelização de clientes, deve-se proporcionar uma experiência tão valorosa que ele tenha vontade de comprar de novo com você. Nesse sentido, um bom atendimento, política de trocas e pós-venda são ótimos começos.

Agora que você já sabe como explorar todo o potencial do calendário do varejo não perca mais tempo. Mapeie seu empreendimento e confira quais datas podem dar bons resultados. Se estiver com dúvidas, uma empresa especializada pode ajudar muito a facilitar esse processo.  

Gostou das dicas? Então, aproveite para baixar e ler nosso e-book sobre datas comemorativas e comece a planejar seu calendário agora mesmo!

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