A evolução tecnológica gerou impactos nos diversos setores da economia e trouxe novas possibilidades para as áreas de vendas, como a aplicação do Business Intelligence (BI).

Dessa maneira, as empresas devem saber como usar a ferramenta de maneira estratégica para buscar melhores resultados.

Porém, muitos ainda não estão familiarizados com o conceito e, com isso, deixam de aproveitar as oportunidades que o BI traz para os negócios. Então que tal aproveitar esse momento para aprender mais?

Neste post, você vai conferir como funciona o Business Intelligence e as vantagens que ele proporciona para o varejo físico e, principalmente para o varejo digital. Não perca!

Como o BI funciona?

O termo Business Intelligence pode ser traduzido como “Inteligência de Negócio”.

Ele tem como objetivo transformar os diversos dados e informações coletados pela empresa que podem gerar indicadores e insights para o desenvolvimento do negócio. Para tanto, ele é estruturado em diferentes etapas. Veja:

  • coleta de dados: essa fase determina os tipos de informações que são úteis conforme os objetivos;
  • organização: também é feita a organização dos dados para auxiliar na análise que será feita, além de uma limpeza na base para evitar informações irrelevantes ou incorretas;
  • análise de dados: é preciso definir as métricas que serão utilizadas para interpretar as informações, gerando relatórios;
  • apresentação dos dados: os relatórios gerados são apresentados aos responsáveis para que seja possível avaliar os resultados;
  • tomada de ação: é preciso fazer um planejamento das ações que serão adotadas e implementá-las;
  • monitoramento de resultados: por fim, os resultados devem ser acompanhados frequentemente para permitir adequações.

Vantagens do Business Intelligence

Se você ainda tem dúvidas sobre a adoção dessa estratégia, confira os benefícios que ela proporciona!

Gestão e tomada de decisões

A primeira vantagem é o suporte para a tomada de decisão baseada em dados. Isso permite fazer projeções de diferentes cenários com maior exatidão para traçar estratégias.

A partir disso, é possível criar planos de ação específicos, conforme os objetivos do negócio, visando aumentar as vendas.

Segurança

As ferramentas de Business Intelligence são desenvolvidas com foco na segurança das informações.

Dessa forma, os dados ficam protegidos no sistema, que conta com diversas funcionalidades que se alinham à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), evitando acessos indevidos, vazamentos e outros problemas.

Integração com outros sistemas

As soluções de BI precisam de acesso aos dados, por isso elas costumam permitir a integração com outros sistemas da empresa. Dessa maneira, o processo de implementação se torna mais simples, sem exigir trocas de softwares e migrações de bancos de dados, que podem demandar mais tempo e recursos financeiros.

Controle de acesso aos usuários

Também conta como benefício o maior controle de acesso, permitindo identificar os usuários que acessaram ou editaram qualquer tipo de informação.

Outro ponto, é que também é possível incluir o controle de permissões e hierarquias para aumentar a proteção. Tudo isso aumenta a confiabilidade dos dados e previne fraudes ou perdas.

Eficácia nas estratégias de marketing e vendas

Do mesmo modo que o BI ajuda na tomada de decisão, ele influencia na eficácia das estratégias de marketing e vendas.

Isso porque todo o planejamento será feito com base nos dados levantados pelo negócio a respeito dos clientes, como o comportamento do consumidor, produtos mais vendidos, questões relacionadas à sazonalidade, etc.

A partir disso, é possível criar campanhas com melhor direcionamento e personalização, atraindo clientes. Isso também pode promover maior satisfação devido à experiência mais positiva no processo de compra.

IZIO: Conte com uma solução de varejo inteligente

Depois de conhecer o Business Intelligence e suas vantagens, é comum pensar em como implementar a estratégia na empresa. Para isso, é fundamental recorrer à tecnologia, por meio de sistemas que permitam coletar e analisar os dados de maneira estratégica.

Nessa tarefa você pode contar com a IZIO. Por meio de ferramentas integradas ao PDV, é possível ter acesso a funcionalidades completas para viabilizar o uso do BI para aumentar as vendas.

Por exemplo, há um sistema de CRM e Analytics, para acompanhar o comportamento de clientes, analisar o ROI e gerenciar os benefícios concedidos.

Assim, as nossas soluções de varejo inteligente podem auxiliar nesse processo, trazendo facilidade e ajudando a sua empresa a implementar o Business Intelligence em busca de resultados melhores.

Viu como o BI pode auxiliar o seu negócio? Aproveite a oportunidade para acessar o nosso site e conheça as soluções da IZIO!

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