Ter sucesso em uma campanha de Marketing não é tão fácil quanto algumas pessoas imaginam. Isso porque uma campanha precisa ser estratégica e, caso isso não aconteça, o resultado pode não corresponder às expectativas.
Por isso, se você deseja aprimorar as suas campanhas, é necessário que sejam definidos alguns pontos primordiais, que irão facilitar todo o processo seguinte. Deste modo, servirá como guia para te auxiliar a atingir as metas esperadas.
E como funciona esse processo, Christian?
Começamos com as predefinições, sendo a divulgação uma ferramenta de suma importância nessa etapa. Uma sinalização através dos pontos de vendas, mídias sociais, e-mail marketing, enfim… tudo isso vai contribuir para que a sua campanha ganhe popularidade. Até mesmo a divulgação boca a boca ainda traz bons resultados nesse sentido. Mas é preciso analisar e definir quais dessas ferramentas trarão mais resultado no seu modelo de negócio.
Tenha um esboço de ideias para garantir que a campanha tenha um apelo à ação objetivo e um call-to-action que criará incentivos para que as pessoas deem o passo seguinte. Tenha um plano de metas ,com data prevista para começo e fim da campanha e um calendário bem planejado, com todas as ações e objetivos da campanha. Assim, você terá um guia para analisar o que está funcionando e o que não está daquilo que foi previamente planejado.
Ok, Christian, já tenho minhas predefinições. E agora, o que eu faço?
1 - Alinhe os objetivos: Planeje tudo estrategicamente para que as metas anuais de receita e volume sejam atingidas, respondendo às seguintes perguntas: “Quantos novos clientes eu quero alcançar? Quantos leads é preciso para alcançar os clientes da meta estabelecida? De onde esses leads virão?”
Seja através da prospecção da equipe B2B, se houver, ou por meio de qualquer outra estratégia, não importa. O importante mesmo é saber todas as respostas e avaliar as ideias e opções, para que você possa escolher os meios mais eficazes, que irão te trazer resultados relevantes.
2- Defina o seu público-alvo e mire nele: Faça uso dos dados, pois através deles é possível falar com o cliente em potencial, aumentando as taxas de resposta e assertividade no processo, além de também direcionar a campanha para o público desejado.
3 - Determine seu orçamento para definir o ROI, projete e estime de forma consciente os resultados das métricas da campanha.
4 - Análise todos os pontos de contato da campanha, pois os processos de atendimento podem ser positivos ou negativos para a taxa de fechamento e, caso as necessidades não sejam descritas, isso pode prejudicar a relação com os leads.
5 - E, por último, para se ter eficácia, seja consistente e mantenha a identidade de sua marca, para que a campanha consiga ter um bom desdobramento.
Christian Vincent
Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.