Inserir ferramentas de inteligência artificial nos planejamentos estratégicos a fim de fidelizar clientes tem se tornado essencial para o sucesso das empresas. A inteligência artificial funciona como uma aliada poderosa, capaz de melhorar aspectos cruciais e contribuir para o crescimento dos negócios.
Na busca constante pela fidelização dos clientes, é fundamental mantê-los engajados, pois isso fortalece sua conexão com a marca. Por isso a necessidade de adotar ferramentas de inteligência artificial para ajudar a tornar esse processo mais inteligente e vantajoso.
5 ferramentas da IA para te ajudar a fidelizar clientes:
- Chatbots: Programas que entendem as solicitações dos clientes e fornecem respostas rápidas e precisas. Utilizando algoritmos de IA, os chatbots interagem com os clientes por meio de mensagens de texto ou voz, podendo fornecer informações sobre produtos, resolver problemas dos clientes e até mesmo efetuar vendas.
- Análise de dados: Uma das grandes vantagens das ferramentas de IA é a capacidade de coletar e analisar dados de diversos canais, como mídias sociais e histórico de compras dos clientes. Essas informações podem ser usadas para personalizar a experiência de compra, prever comportamentos futuros, criar estratégias específicas para cada cliente, entre outras aplicações.
- Assistência virtual: Inteligência artificial que utiliza reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural. Quando integrada a um site ou aplicativo, oferece suporte constante, como um assistente virtual disponível 24 horas por dia. Essa ferramenta agiliza o atendimento ao cliente e o torna mais eficiente.
- Análise de sentimento: Outra ferramenta de IA que utiliza algoritmos para analisar o tom e as emoções nas interações dos clientes. Isso permite compreender melhor os sentimentos expressos pelos consumidores em relação aos produtos e serviços adquiridos. Essa ferramenta ajuda a adaptar estratégias de marketing e comunicação, além de entender as necessidades e desejos dos clientes.
- Reconhecimento facial: Ferramenta que utiliza algoritmos e IA para identificar uma pessoa através das características do rosto. No varejo, essa ferramenta permite que a loja personalize a experiência do cliente, identificando clientes frequentes e oferecendo recomendações com base no seu histórico de compras.
E neste ponto, possivelmente impressionado com o que as Inteligências Artificiais já são capazes de realizar, talvez você pergunte: Mas é possível adotar ferramentas da IA para qualquer tipo de negócio, Christian?
Eu respondo prontamente que sim. Independentemente do modelo de negócios, seja B2B ou B2C, todas essas ferramentas de IA podem ser adaptadas às estratégias e ao tipo de atendimento que ela oferece, não importa qual seja o segmento. No entanto, antes de adotá-las, é importante realizar um estudo para avaliar qual ferramenta é mais adequada e se encaixa no orçamento da empresa.
Christian Vincent
Christian Vincent é engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado em administração pela Puc-Rio e curso de extensão em Business na Kellogg School of Management. Possui um mix de experiências, desde executivo de grandes empresas a fundador de startup. Ao longo de sua carreira passou por grandes empresas do segmento de pagamentos e bancos como Fininvest, Itau-Unibanco, Cetelem, Firstdata, Tribanco, Neurotech e, ao longo dessa trajetória, desenvolveu fortemente a relação com os principais varejistas do país. Foi o fundador da startup IZIO que criou em 2014 e vendeu para o fundo Hindiana em 2022.