Faz tempo que as pessoas deixaram de ir ao supermercado para comprar apenas o necessário. Os avanços das técnicas de vendas no varejo, impossibilitaram limitar as compras à lista inicial.

Uma técnica eficiente é o cross merchandising de modo a influenciar a decisão de compra dos clientes e estimular a aquisição de mais produtos. Continue a leitura para saber como aplicar esse recurso na sua empresa e vender mais!

Entenda o que é cross merchandising

É provável que alguma vez você tenha ido ao supermercado comprar apenas um item e se interessou por outros produtos que estavam próximos. Isso acontece porque as mercadorias não são dispostas nas prateleiras de maneira aleatória.

O cross merchandising em supermercados é uma ferramenta usada para fazer clientes comprarem de maneira impulsiva ou complementar a aquisição inicial. Um exemplo disso é colocar queijos perto de vinhos, ou sal grosso ao lado das carnes.

Essas estratégias adotadas no varejo inteligente melhoram a experiência do consumidor e aproveitam todo potencial de compra.

Quando os produtos que se relacionam estão próximos é mais árduo esquecer algo, e ainda possibilita que o cliente lembre de algo que não estava na lista.

Conheça alguns tipos de cross merchandising

Existem muitas formas de aplicar esse conceito em um varejo inteligente, veja algumas delas a seguir.

· display temático: selecione uma data especial ou um tema em específico e monte o ponto de vendas com todos os produtos relacionados, ainda que sejam de setores diferentes;

· estimule as vendas por impulso: os corredores do caixa, recheados de doces e acessórios, são cuidadosamente pensados para estimular compras impulsivas;

· ofereça produtos substitutos: a estratégia é colocar marcas novas ou produtos que oferecem facilidades ao lado de mercadorias tradicionais, como organizar a salada pronta perto das verduras e legumes;

· crie contrastes: a meta aqui é deixar um determinado produto em evidência. Pode ser uma promoção, ou ocasião especial como o Natal, onde panetones são empilhados em locais inusitados para chamar a atenção dos consumidores, por exemplo.

Descubra alguns benefícios dessa técnica

A aplicação dos métodos de cross merchandising  é algo que pode afetar o comportamento do consumidor e estimular as vendas.

No entanto, utilizar essa ferramenta de maneira inteligente pode trazer mais benefícios, como:

· aumentar o giro de loja;

· evitar mercadorias encalhadas;

· melhorar a experiência do consumidor.

Saiba a importância da experiência do cliente

Você sabe por que a experiência do cliente deve ser uma peça-chave na hora de aplicar ações de cross merchandising? Ao se preocupar com a experiência do cliente, chamamos isso de marketing de experiência.

Essa estratégia consiste em fidelizar e engajar os clientes cada vez mais. Pensar nisso é essencial quando falamos de engajar os compradores com a marca.

Ao aplicar o cross merchandising, é possível otimizar a experiência dos clientes. Desse modo, a compra acontece de forma mais ágil e prática, e o consumidor sabe que a empresa tem como atender as suas necessidades.

Exatamente por isso, é essencial conhecer bem o seu público-alvo. O seu objetivo é oferecer ao cliente o que nem ele sabia que precisava, melhorando ainda mais a sua experiência de compra.

Aumente as vendas

Além de oferecer uma experiência excepcional, o cross merchandising também serve para aumentar as vendas. Os produtos que saem menos, a título de exemplo, podem ser utilizados como promoções e receberem descontos maiores.

Em determinadas datas, é possível destacar alguns produtos que sejam relacionados ao momento.

Sem falar, é claro, na exposição de todos os produtos, que é exatamente o que o cross merchandising apregoa.

Atraia novos clientes

Aplicar técnicas de cross merchandising focando na experiência do cliente como uma peça-chave, traz como consequência a atração de novos clientes para o seu estabelecimento.

Esse tipo de técnica, se bem aplicada, vai te ajudar a atrair novas pessoas para sua loja, através de clientes satisfeitos. É sobre mostrar o valor de seu produto, e não o preço.

Não é segredo para ninguém que um consumidor satisfeito tem uma tendência muito maior de recomendar a sua experiência para outras pessoas. Exatamente por isso, o foco deve ser oferecer experiências a melhor experiência possível.

À medida que temos uma diferença boa, tendemos a repeti-la. Seja em qualquer aspecto da vida. Essa psicologia também funciona quando falamos do cross merchandising.

Invista em marketing sensorial

Por fim, uma boa estratégia para melhorar a experiência do cliente é o marketing sensorial. Para diminuir os ruídos da jornada de compra, é possível utilizar os cinco sentidos do seu cliente.

O marketing sensorial fala sobre exatamente isso: estimular, ao menos, um dos cinco sentidos, de modo a despertar sensações de necessidade e desejo por produtos e serviços. Ademais, proporcionando uma experiência única e sem igual.

Cada indivíduo reage de modo diferente a estímulos. E o modo que você vai criar a conexão com o cliente transcende o produto em si.

Desse modo, o marketing sensorial envolve o despertar de necessidades e desejos. O foco deve ser causar bem-estar e prazer no seu cliente. Veja, abaixo, como trabalhar esse conceito com as estratégias de cross marketing.

  • visão: identidade e comunicação visual;
  • audição: playlists, comunicação em áudio;
  • paladar: disponibilização de cafés, snacks, balas e até bêberas durante o atendimento ou período de espera;
  • tato: texturas em tecidos, conforto nas instalações, entre outros;
  • olfato: odores característicos nas dependências, de acordo com a premissa do negócio.

O marketing sensorial é uma forma de elevar a exposição de produtos além do óbvio. Além, é claro, de estimular desejos no cliente sem, necessariamente, oferecer os produtos.

Por último, é uma excelente estratégia de finalização de seus consumidores. Tudo que o cross merchandising ensina, não é mesmo?

Saiba como aplicar o cross merchandising em supermercados

Não basta apenas conhecer as vantagens de usar essa técnica se você não souber aplicá-la na prática. Por isso, selecionamos algumas dicas simples, mas que podem ajudar bastante.

1. Conheça seu público-alvo

Para combinar seus produtos da maneira correta é importante conhecer quem é o seu público e quais são os seus interesses.

É claro que quando o assunto é supermercado, varia bastante. Mas, sempre existem características em comum entre os clientes que podem ser exploradas.

2. Use a criatividade

Além das combinações de produtos mais conhecidos, use a criatividade para fugir do comum.

Analise o comportamento de consumo do shopper, identifique produtos que saem mais e combinações possam parecer estranhas à primeira vista. Você não perde nada ao fazer testes.

3. Aposte nas ações de live marketing

Estratégias de marketing ao vivo sempre rendem bons frutos. Demonstrações de produtos nos PDVs ou profissionais especializados dando dicas de preparo dos alimentos são estratégias eficazes.

Por exemplo, montar uma tábua de frios ao vivo no final da tarde pode ser bastante sugestivo.

4. Invista na tecnologia e na inteligência de varejo

Para obter sucesso nas estratégias de marketing, nada melhor que associar inteligência e tecnologia.

Uma empresa especializada pode ajudar você a analisar dados e métricas, assim como direcionar suas ações de maneira mais inteligente e acertada, trazendo fidelização na jornada do cliente.

O cross merchandising em supermercados direciona o comportamento de consumo do shopper e aumenta as vendas no varejo. Portanto, analise quais são as melhores opções para seu negócio e invista.

Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções da IZIO para seu supermercado!

Esperamos que você tenha gostado de nosso texto! Aproveite para continuar em nosso blog. Leia mais sobre o que são e como utilizar Upselling e Cross-selling no supermercado!

Sobre o autor